Rimas, Pianos e Beats

Através de um anime de samurais descobri a mistura de rimas de rap, melodias de jazz e drum beats, o Jazz Rap.

Há alguns anos atrás eu conheci Samurai Champloo, um anime de excelente qualidade dirigido por Shinichiro Watanabe, também diretor do Cowboy Bebop. Samurai Champloo mistura o Japão medieval com elementos do hip hop e foi logo na abertura do anime que eu conheci Nujabes, com a Battle Cry, que era compositor, produtor e DJ conhecido por suas composições de Jazz Rap.

Pesquisando mais sobre Nujabes que conheci um pouco mais do gênero, já havia escutado rap com samples de pianos e saxes, mas não conhecida sobre o universo do estilo. Mesmo criado no final da década de 80, começo de 90, foi mais recentemente, através de streamings de áudio, que tive contato com outros artistas e pude expandir meu repertório.

Hoje já faz parte da trilha sonora do trabalho, do metrô, da caminhada, do dia-a-dia. Sempre dá para descobrir algo novo para incluir na playlist. É interessante ver riffs do jazz em novos contextos e as músicas sendo sampleadas, remixadas e recriadas.

Nessa playlist fiz uma pequena seleção do que escuto até agora e, além de Nujabes, tem Funky DL, Substancial e Marcus D com o Bop Alloy, Blu & Exile, Guru com Jazzmatazz, Tássia Reis e até Miles Davis, com um pouco do seu álbum composto com essa mistura, o Doo-Bop, entre outros.

 

Para quem quiser conhecer mais músicas do gênero, além do que o Spotify tem para oferecer, pode pesquisar no Souncloud e no Bandcamp onde muitos artistas disponibilizam suas obras. Eu vou recomendar o Jazz Hop Café, uma estação de rádio com muita música boa e também o projeto Mental Abstrato, ambos no Soundcloud.

O Jazz Rap acrescentou muito para minha percepção sobre samples e fusões de estilos musicais. Espero que essa playlist possa acompanhar você no dia-a-dia tanto quanto acompanha o meu.


Aproveite também e conheça mais sobre as outras playlists da Frequência Radio e siga-nos no Spotify

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s