TOKUSATSU – A invasão japonesa

Ninjas, robôs, magias e lutas coreografadas marcaram a década de 90 e invadiram a minha infância através das TVs de tubo.

TOKUSATSU, esse é o nome usado para as filmes e series japonesas em live-action com super-heróis. Um gênero que se tornou popular no Brasil com o clássico National Kid, em 1964, mas teve seu ápice na TV brasileira no final da década de 80 e inicio da década de 90.

 

 

E foi no início dos anos 90, na minha infância, que conheci grandes clássicos do gênero como Jiban, Jaspion, Flashman, Cybercops, Black Kamen Raider e o icônico Ninja Jiraya ( só para citar alguns exemplos). Essas séries se tornaram uma grande referência na cultura pop, assim como meu primeiro contato com a cultura japonesa, que me influencia até hoje. Eu passava horas acompanhando suas histórias e as músicas das aberturas eram a trilha sonora da minha infância.

A invasão Tokusatsu marcou muitas crianças que, assim como eu, passavam suas tardes com esquadrões da justiça e heróis que lutam pelo bem e pela verdade com direito a uniformes, pirotecnia, artes marciais e robôs gingantes. Tudo isso compondo muitas lembranças e uma nostalgia boa.

Dan Martini - Jiraya
Assim é Ninja Jiraya…

Esse post pertence a editoria Revista as Trilhas. Clique e conheça outras trilhas no blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s