O BAXTER, NÃO ROBÔ

Máquinas e robôs na linha de produção de fábricas não são novidades nenhuma faz muito tempo. Mas porque então será que existe esse mito de que o avanço da tecnologia e inteligência artificial vão roubar o emprego das pessoas?

Voltemos um pouco no tempo, para o dia 15 de setembro de 2008, o dia que o Lemann Brothers quebou. A crise provocada pelo subprime do mercado imobiliário americano provocou um onda de desemprego no mundo inteiro que perdurou durante anos. Alguns países, quase 10 anos depois, ainda estão se recuperando plenamente dela.

Desemprego

O Brasil hoje também vive uma profunda crise que elevou drasticamente o número de desempregados em menos de 3 anos. A origem da crise é política-econômica, portanto, nada a ver com robôs ou o avanço da A.I. Para maiores detalhes, basta ler o jornal do dia.

Logo, fica fácil perceber que o desemprego tem muito mais a ver com mudanças bruscas na política e economia, do que com o lento avanço tecnológico. A tecnologia é capaz sim de substituir o Homem em inúmeras tarefas, inclusive com melhores resultados.

Apenas para dar um exemplos, umas das áreas de foco dessa crítica ao avanço tecnológico é a agricultura – área historicamente conhecida por condicões precárias de contratação de mão de obra. Para contornar esse problema, aos poucos a força de trabalho, foi sendo substituída pelas máquinas. Todo ano na Agrishow são apresentados sistemas inteligentes, integrados com a operação de máquinas, que além de concluir o trabalho de maneira mais rápida, economiza água e reduz a quantidade de uso de defensivo na produção de alimentos.

No video abaixo, Rodney Brooks fundados da Rethink Robotics, incrementa um pouco mais os dados a respeito dessa discussão e apresenta o BAXTER.

O BAXTER é tipo o Iphone dos robôs, de programação simples e quase intuitiva em relação aos grandes, complicado e perigisos antecessores.

Com baixo custo, se comparado aos demais robôs de linha de produção, o Baxter tem multiplas funções, não precisa de contrato de trabalho ou de descanço.

Se a ideia é desafiar a Inteligencia Artificial para uma partida de Black Jack, também já é possível. Conheça o seu oponente MOTOMAN.

Robôs serão cada vez mais uma realidade dentro de escritórios, principalmente para a execução de tarefas repetitivas e de grandes volumes. Quem sabe quem pode ser o seu próximo colega de trabalho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s